Diogo Ribeiro traz Natação para a MERITIS

2021/12/10

O jovem nadador de Coimbra é o mais recente membro da Família Meritis, trazendo consigo para a nossa associação, e pela primeira vez, esta disciplina tão popular no nosso país.

O Diogo é já uma certeza da natação nacional. Integra o projeto da FPN, Paris-2024 e, até lá, tem ainda um longo percurso de participações nacionais e internacionais, que continuarão a acrescentar o seu nome, estamos certos, às listagens agora apresentadas de recordes e títulos, colocando-o no patamar cimeiro da natação nacional, onde só a excelência tem direito a sobressair.

Na Meritis, estamos muito orgulhosos de o receber na Família e certos de vir presenciar muitos sucessos em conjunto.Benvindo Diogo… Paris 2024 está já a chegar!

Diogo de Matos Ribeiro nasceu a 27 de Outubro de 2004. Quando fez 8 anos, mais precisamente a 28 de Outubro de 2012, inicia a sua prática desportiva na modalidade de natação, ao nível federado, participando no Circuito Regional de Cadetes, em Coimbra, em representação da Fundação Beatriz Santos – Clube, tendo registado 1:28,5 na prova de 100 metros livres.

Durante 4 anos, enquanto se manteve na categoria de cadete, o Diogo fez a sua formação no mesmo clube, tendo sido convocado para os estágios regionais de capacitação técnica, organizados pela Associação de Natação de Coimbra (ANC).

Quando transita para a categoria de infantil, transfere-se para o Clube Náutico Académico e aí permanece durante uma época, conseguindo os primeiros lugares de pódio regional.

Mas é no União de Coimbra, que a partir da época de 2017/18, o Diogo inicia uma posição de relevo na natação regional e nacional.

Na época de 2021/2022 o Diogo passou a integrar o grupo de treino do Centro de Alto Rendimento do Jamor e a representar o Sport Lisboa e Benfica.

Na época 2018/19 obtém o título de campeão nacional de juvenis por 6 vezes, de vice-campeão por 5 e ainda sobe ao terceiro degrau do pódio nacional por mais 4 vezes.

Na época 2019/20 não existiram campeonatos nacionais para a sua idade, ficando assim impedido de acrescentar mais alguns títulos ao seu rol pessoal, o mesmo sucedendo em 2020/21.

Já quanto a recordes nacionais, por 49 vezes inscreveu o seu nome na listagem nacional como recordista, nas categorias de infantil, juvenil, júnior e absoluto, conforme demonstra o quadro em anexo.

Mercê das classificações e resultados obtidos teve a sua primeira chamada à seleção nacional em Novembro de 2018, como juvenil, para participar no Meeting Internacional do Algarve.

Em Fevereiro de 2019 volta a ser chamado, agora para o Meeting Internacional de Lisboa e em Maio, desloca-se a Riga, para o campeonato Juvenil da Letónia, onde obtém a sua primeira grande vitória internacional, ao vencer os 200 mariposa em 2:13,07.

É no Campeonato da Europa de Juniores 2020 que o Diogo se apresenta ao mais alto nível, obtendo recordes pessoais em todas as provas em que participa, vários recordes nacionais e o brilhante título de vice-campeão da Europa de juniores, na prova de 100 mariposa.

Neste curto espaço de tempo o Diogo já foi chamado à seleção nacional por 8 vezes, tendo competido em 61 provas, entre eliminatórias, meias-finais e finais.

Bem vindo Diogo!