Madalena Lopes

Corroios 01-12-2003 Música

Madalena Lopes, nascida a 1 de dezembro de 2003, iniciou os seus
estudos musicais com 5 anos na Casa do Povo de Corroios em flauta de bisel. Aos nove anos iniciou as suas aulas de flauta transversal na classe da Prof. Solange Silva na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (Polo do Seixal), e um ano mais tarde deu continuidade aos seus estudos na sede em Lisboa, e onde terminou o seu curso secundário em Música (flauta transversal) em 2022 com a classificação máxima de 20 valores na sua Prova de Aptidão Artística.

No seu percurso destacam-se algumas experiências, nomeadamente o facto de ter sido aluna do professor e compositor Eurico Carrapatoso. Teve a oportunidade de fazer vários recitais a solo e a música de câmara em algumas salas importantes, tais como o Palácio Nacional da Ajuda, Sala dos Serenins, Picadeiro Real e Museu Nacional da Música.

Para além disso, no conservatório teve a oportunidade de alimentar
uma das suas grandes paixões: música de câmara, orientada pelo
Prof. Paulo Jorge Ferreira, com um trio de flauta, violino e piano que
foi laureado no Concurso Jovem.COM 2022. Com este mesmo trio,
Madalena teve a oportunidade de tocar na Elgar Room no Royal Albert Hall em abril de 2022, após terem obtido o 1º Prémio na International Music Competition “Grand Prize Virtuoso 2022” na Categoria C (nível superior).

Em fevereiro de 2022 obteve o 1º prémio na competição Jovem.COM na categoria D, que fez com que tivesse a oportunidade de tocar mais tarde a solo com a orquestra OJ.COM na Madeira.

Em junho de 2022 obteve o 1º Prémio no 5º Concurso Nacional de
Interpretação Musical – Cultivarte Jovem na categoria A.
Em janeiro de 2023 foi aceite na Gustav Mahler Jugendorchester para fazer parte de todos os projetos desse ano, onde teve a oportunidade

de trabalhar com os melhores maestros da atualidade, como Daniele Gatti, Daniel Harding e Jakub Hrůša nas melhores salas do mundo, tal como a Musikverein em Viena, Elbphilharmonie em Hamburgo ou Concertgebouw em Amesterdão.
Em Agosto de 2023 foi-lhe atribuído o Grand Prix na International Artistis Competition.

Ao longo dos anos tem tido a oportunidade de fazer várias masterclasses com diversos flautistas reconhecidos tais como Andrea Lieberknecht, Silvia Careddu, Adriana Ferreira, Michel
Bellavance, Alja Velkaverh, Sophie Perrier, Francisco Barbosa, Ana Ferraz, Katherine Rawdon and Gil Magalhães.

Atualmente integra a Escuela Superior de Música Reina Sofía, onde estuda com os Professores Jacques Zoon e Salvador Martínez Tos.

É apoiada pela Associação Meritis, que lhe concedeu, em 2022, uma bolsa de talento e mérito em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que possibilita a continuação dos seus estudos no estrangeiro e a progressão da sua carreira.

Tem como principais objetivos:

  • Terminar a sua licenciatura de flauta em Madrid.
  • Fazer pelo menos um mestrado, possivelmente na Alemanha.
  • Estudar numa academia de orquestra, tal como fazer um
  • Kozertexamen.
  • Concorrer e investir em competições internacionais de flauta.
  • Integrar várias orquestras pela Europa.
  • O meu sonho é conseguir chegar ao maior número de pessoas através da minha comunicação pela música.