Leonor Vasconcelos

Lisboa 15-05-2003 Música

Com seis anos entrei para a classe de harpa da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Desde muito pequena que tive acesso a disciplinas que foram absolutamente essenciais para a minha formação, que ao longo dos anos se foram aprofundando e tornando mais complexas. Com 15 anos decidi entregar-me a canto lírico, algo pelo qual me tinha apaixonado desde muito nova. Desde disciplinas teóricas como Formação Musical, Análise e Técnicas de Composição, História e Cultura das Artes, Italiano, Alemão, o curso de canto abraçou-me nas suas mais práticas e importantes disciplinas de Atelier de Ópera e Música de Câmara.

Ao longo dos anos, o Conservatório deu-me as oportunidades inimagináveis de pisar palcos importantíssimos, de me dar a mais completa e mais apaixonante formação. Este será o terceiro ano consecutivo que finalizo com a nota máxima de 20 valores na disciplina de canto. Todo este percurso, juntamente com a envolvência e entrega que tenho à arte e à densidade dramática da ópera, levaram-me a ser admitida na candidatura à Juilliard School, em Nova York.

Fundada em 1905, a Juilliard é considerada uma das escolas mais prestigiadas, se não o mais prestigiado Conservatório do mundo. É uma instituição que engloba as três artes performativas, Música, Teatro e Dança.

Situada no centro da capital do mundo, a Juilliard é abraçada pelo ambiente musical e artístico Nova Iorquino: Metropolitan Opera, Lincoln Centre, MOMA. Os professores que lá lecionam são artistas e músicos notórios, muitos deles com uma carreira ativa nas mais ilustres casas culturais do mundo inteiro.

A taxa de entrada é 7% e no meu curso (Vocal Arts Program) é 5%, mas sendo uma soprano é ainda mais difícil de entrar, uma vez que é a voz mais concorrida.

Artistas como Reneé Fleming, Leontyne Price, Yo-Yo Ma, Viola Davis, Miles Davis, Nina Simone formaram-se nesta escola. Um conservatório com um nível de profissionalismo inigualável, onde não esperam menos de excelência dos seus alunos, onde a disciplina e o compromisso são necessários para se suceder no mundo artístico. Daqui saem artistas completos, profundamente devotos. 

São imensos os alunos de canto que participam nas mais diversas competições internacionais de Canto Lírico, desde Metropolitan Opera National Council Auditions a Operalia, ser um aluno da Juilliard é realmente um feito reconhecível. É assim que a Juilliard prepara os seus alunos, prepara-os para alcançarem o topo, para se atirarem aos palcos mais icónicos e prestigiados do mundo, para terem a postura mais profissional possível no mundo artístico.

Não posso afirmar com certeza, mas penso ser a primeira portuguesa nesta escola em Bachelor.
Sei que sou a primeira soprano portuguesa a ser admitida em Licenciatura.

Durante este último ano tenho frequentado diversas masterclasses online orientadas por cantoras notáveis, cabeças de cartaz do Metropolitan Opera. Faço parte de um grupo particular da soprano americana Angel Joy Blue (vencedora de um Grammy na categoria de Melhor Gravação de Ópera 2021 (Porgy and Bess – Met Opera)), de nome Generation Next, onde tenho vindo a fazer diversos recitais e aulas online.

A curto prazo tenciono continuar a realizar estes recitais. Em Maio participarei no novo recital do Generation Next. Em Junho irei assinar um contrato com o Teatro Nacional de São Carlos, a convite do Maestro João Paulo Santos, com quem irei fazer um recital de piano e voz de repertório de poesia portuguesa.