Jasmim Mandillo

Lisboa 30-11-2002 Música

Iniciei os meus estudos musicais em Lisboa, Portugal, aos 6 anos de idade no Conservatório de Música da Metropolitana, na classe da Prof. Ângela Carneiro. Prossegui os meus estudos na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (2012), integrando a classe do Prof. Luís André Ferreira, em regime integrado, onde terminei o ensino secundário em Música (violoncelo) em 2020.

Atualmente, vivo em Amsterdão, onde frequento o curso superior em Performance Musical no Conservatorium van Amsterdam. Pertenco à classe do Prof. Gideon den Herder.

Foi na EAMCN que comecei a aprofundar a vertente da Música de Câmara, uma das minhas grandes paixões! Integrei vários agrupamentos,  laureados duas vezes no concurso Jovem.com, nas edições de 2017 e 2018. Gostaria de destacar o Éremi Trio, orientado por Ana Tomasik, com o qual realizei o curso Airas Nunes – Aula de Câmara, em Santiago de Compostela e masterclasses com Xavier Gagnepain, Deniz Gelenbe, Rita Wagner, entre outros. Integrei também um quarteto de cordas, orientado por Luís André Ferreira, com o qual realizei uma masterclass com Kyril Zlotnikov, membro do prestigiado Jersualem Quartet.

Neste momento, sou a violoncelista do Rococo Quartet (Sander Kuitert, violino; Neil Dixon, violino; Francisca Galante, viola; Jasmim Mandillo, violoncelo), orientado por Johannes Leertouwer.

Ao longo do meu percurso, tenho participado em diversas masterclasses com professores de renome que me têm inspirado, entre os quais: Susanne Muller-Hornbach, Xavier Gagnepain, Ophélie Gaillard, Michael Strauss, Paulo Gaio Lima, Maria de Macedo, Luis Claret, Filipe Quaresma, Kyril Zlotnikov, Pieter Wispelweij. Também tive aulas com os professores Claudius Popp, Sennu Laine, Stephan Fork, Hans-Jakob Eschenburg, Rafael Rosenfeld, Jeroen den Herder, entre outros.

Sou membro alumni da Jovem Orquestra Portuguesa, com a qual atuei no Festival Young Euro Classic 2019, na Konzerthaus Berlin e no Festival Vară Magică 2019, no Ateneu Romeno, Bucareste.

Realizei vários recitais a solo, nomeadamente no Festival ZezereArts, na Escola Superior de Música de Lisboa, e também um recital no Conservatório de Música de Múrcia, Espanha, no âmbito do Programa Erasmus + MusIntegrACTION. Ganhei o primeiro prémio do concurso nacional jovem.com a solo na edição de 2018, Categoria C.

Pertenço à MERITIS, que me concedeu, em 2021, uma bolsa de talento e mérito em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que possibilita a continuação dos meus estudos no estrangeiro e potencia a minha progressão de carreira.

A nível extra curricular, fui membro do CIUL – Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa (2007-2017) sob a direcção da Maestrina Erica Mandillo, com o qual fiz inúmeros concertos em Portugal, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian, no Centro Cultural de Belém em Lisboa e na Casa da Música do Porto e também digressões ao estrangeiro no âmbito do Projeto de Cooperação Europeu – Voix D’Enfants/ Espace Scénique: Vesoul, França em 2016; Turim, Itália em 2017. Participei num projeto de teatro experimental e dança contemporânea – Grupo 23 – entre 2012 e 2018, que deu origem ao espetáculo “E Se Tudo Fosse Amarelo?”, em co-criação e com direção artística de Sílvia Real e música original improvisada ao vivo: Violoncelo (Jasmim Mandillo), Clarinete, Violino and Contrabaixo. Este espetáculo foi estreado em 2015 na Culturgest e apresentado em diversos Festivais nacionais, nomeadamente “Serralves em Festa” no Porto e “Festival de Músicas do Mundo” em Sines. 

Neste momento, toco num violoncelo inglês dos finais do séc. XVIII, cedido pela fundação Holandesa Nationaal Muziekinstrumenten Fonds.

Os meus sonhos:

O meu sonho é tornar-me numa violoncelista profissional e expressar-me através da combinação de diversas artes performativas.

O meu sonho é abrir os horizontes a o maior número de crianças e jovens possível através da música, dando a conhecer às novas gerações o mar de possibilidades artísticas, e abrir os seus espíritos críticos e criativos para um mundo melhor.

O meu sonho é partilhar a minha visão do mundo, dar a ouvir a minha voz e comunicar através da música.

Os meus objetivos num futuro próximo:

Terminar a minha licenciatura em música clássica em Amsterdão

Fazer um mestrado, possivelmente na Holanda, em Portugal ou noutro país da Europa

Começar a integrar o mercado de trabalho como violoncelista profissional

Planear/agendar concertos com o quarteto de cordas Rococo Quartet e formar outros grupos de música de câmara

Concorrer a alguns concursos em Portugal e no estrangeiro

Integrar uma orquestra na Holanda ou em Portugal

Criar e participar em projetos de música atual, contemporânea, que espelhem os problemas modernos e tenham um impacto real e útil na sociedade dos nossos tempos.

Criar uma marca pessoal e investir na divulgação e apresentação do meu trabalho